sexta-feira, 3 de agosto de 2012

UM POUCO DE CURIOSIDADE


“Patchwork” é uma palavra inglesa que significa trabalho em retalhos. É uma arte muito antiga que consiste no corte de bocados de tecidos em formas geométricas, ligando-as depois para formar uma superfície de mosaico.
O trabalho mais antigo deste tipo foi encontrado na Índia e data de entre os séculos VI e IX. Mais tarde, o patchwork estendeu-se a todos os países da bacia do Mediterrâneo, e através da Europa até a Inglaterra.
O patchwork era mais um passatempo do que uma necessidade. O seu objetivo estava muito ligado com a temperatura, já que o seu objetivo era proporcionar calor economicamente. O patchwork renasceu através da vasta seleção de cores e tecidos existentes e o potencial de trabalho criativo é ilimitado.
Na América do Norte, o patchwork, era uma arte que fazia parte da vida doméstica e social desde que os colonos estabeleceram as suas casas na costa oriental da América. As condições de vida e os Invernos rigorosos foram fatores importantes no desenvolvimento do patchwork, como meio de fornecer roupa quente de vestir e de cama.
Tradicionalmente, as raparigas aprendiam a coser com 3 anos de idade e deveriam fazer 12 colchas para o seu enxoval. A 13ª, era, claro, a mais especial – a do casamento. Porém a superstição não permitia que uma rapariga trabalhasse na sua colcha de casamento, de modo que as amigas da noiva contribuíam com as diversas partes, ligavam-nas e ofereciam a colcha já pronta, como prenda.
Assim, o patchwork, proporcionou às mulheres dos primeiros colonos americanos uma atividade a um tempo simples e tranquila, ou estimulante e complexa. Hoje, continua a ser uma forma de ocupar os tempos livres e de exercitar o talento artístico. De todas as artes populares o patchwork é realmente único, pelo fato de não requerer grandes meios e de ter um efeito imediato. Fazem-se coisas maravilhosas e úteis de uma forma agradável.